Instituto Vicentino Catarina Labouré

NOSSA HISTÓRIA

A história do Instituto Vicentino Carina Labouré iniciou no dia 02 de junho do ano de 1935 com a chegada das quatro primeiras Filhas da Caridade na cidade de Belém, para darem início a uma bonita história de doação nestas terras do Norte do Brasil.

Dentre elas estava Irmã Madalena Avelar, que viria ser a primeira Diretora desta Instituição de Ensino. As Irmãs iniciaram seus trabalhos no bairro da Sacramenta, o qual era inserido no meio da mata, onde vivia uma população necessitada de tudo.

Elas moravam no Dispensário São Vicente de Paulo, no bairro do Umarizal, mas todos os dias se deslocavam para dar atendimento aos pobres com grande amor e desprendimento de tudo, para o bem dos mais necessitados.

Instituto Labouré na História

Foi percorrendo este caminho de Amor e Doação, que nasceu o Instituto Vicentino Catarina Labouré, fundado em 02 de fevereiro de 1940 pela Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. As primeiras Irmãs a residirem na obra foram: Ir. Madalena Avelar, (primeira superiora), Ir. Tupinambás, Ir. Cecília Oliveira e Ir. Letícia Pinto.

A finalidade na época de sua criação era de proteger a saúde das crianças, assistir aos escolares, educar aos pré-primários e profissionais, amparar a infância e a juventude abandonada, prestar assistência a qualquer espécie de doente, socorrer corporal e espiritualmente a todos que necessitassem de auxílio.

Atualmente, o Instituto Vicentino Catarina Labouré oferece a Educação Vicentina e Cristã, por meio da oferta dos cursos da Educação infantil ao Ensino Médio, além de promover ações beneficentes e filantrópicas.

VALORES DA NOSSA ESCOLA

O Instituto Vicentino Catarina Labouré é confessional e católico, cuja MISSÃO é proporcionar uma Educação Vicentina de qualidade, fundamentada na pedagogia do Mestre Jesus, conduzindo a pessoa à sua promoção humana e cristã. Tem como VISÃO acreditar em uma sociedade alicerçada nos valores do Reino de Deus e investe nos VALORES que permeiam Carisma vicentino, Educação humana e cristã, Inclusão, respeito às diferenças, formação da consciência crítica e ecológica.

Instituto Vicentino Catarina Labouré

A MARCA VICENTINA

A Logomarca das Instituições Educacionais Vicentinas fundamenta-se na Filosofia Vicentina. Ser “Educação Vicentina”, graficamente significa dar mãos – Educadores X Educandos, Comunidade Educativa X Sociedade – para juntos construir um mundo mais justo e solidário.

As cores definidas na Logomarca têm um significado claro:

O azul Royal no V e na palavra Educação, simboliza a amplitude da missão proposta pela Educação Vicentina.

A cor vermelha na palavra Vicentina, simboliza o Amor – Caridade, com o qual os vicentinos se dedicam à missão.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Instituto Vicentino Catarina Labouré segue a linha progressista como corrente pedagógica assumida pela Educação Vicentina, a qual visa à apropriação do conhecimento acumulado historicamente pela humanidade, que ao ser mediado pelo educador, promove o desenvolvimento integral do educando, proporcionando condições adequadas para promover seu desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo e social.

Proporcionando a construção do conhecimento por meio de uma prática pedagógica competente e socialmente comprometida, através da metodologia construtivista classificada como interacionista, processo pelo qual um indivíduo desenvolve sua própria inteligência adaptativa e seu próprio conhecimento, interagindo com o meio, na qual o educando é sujeito de seu processo de aprendizagem, de forma a problematizar, questionar e construir as relações entre educando, educador e o meio.

INFRAESTRUTURA

O Instituto Vicentino Catarina Labouré, na proposta de educar, tem como meta produzir conhecimento, pautado numa abordagem ética na dimensão dos valores humanos, e para desenvolver esse trabalho conta com um ambiente agradável e favorável ao aprendizado, demonstrando assim seu compromisso com uma educação que forme cidadãos comprometidos como o bem comum.